2 de setembro de 2025
|

Perfil

Thomas Traumann
Perfil

Jornalista e mestre em ciência política, Thomas Traumann é consultor de risco político desde 2015, analista de política e economia da Globo News e articulista da Veja.  

Trabalhou nas redações da Folha, Veja e Época, foi porta-voz presidencial e ministro de Comunicação Social entre 2012 e 2014 e ajudou na criação da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (ECMI/FGV).

É autor do livro “O pior emprego do mundo”, da editora Planeta, sobre o cargo de ministro da Fazenda e Economia, da série de entrevistas “Década de Rupturas”, para o jornal O Globo, do capítulo “A new chance for Lula” presente no livro “Brazil after Bolsonaro. The comeback of Lula da Silva”, da editora Routledge Books, e do livro Biografia do Abismo, com Felipe Nunes, da editora Harper Collins.

Carreira

Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Traumann trabalhou mais de 20 anos em redações. Foi editor e repórter de política, economia e meio ambiente do jornal Folha de S. Paulo e das revistas Veja e Época.

Em 2007, montou a operação brasileira da empresa de comunicação corporativa espanhola Llorente&Cuenca. Foi o diretor Brasil da companhia até 2010, quando se tornou diretor-executivo da agência de comunicação FSB, no Rio de Janeiro.

Entre 2011 e março de 2015, Traumann trabalhou em comunicação pública. Foi porta-voz presidencial e ministro da Secretaria de Comunicação Social. Como ministro organizou a estratégia digital do governo federal, além de coordenar a comunicação da Copa do Mundo. O projeto de comunicação “Fora do campo: o Brasil na Copa do Mundo da Fifa 2014” foi eleito o melhor case de comunicação pública do mundo segundo a revista britânica PR Week Global Awards. No período, foi membro das delegações oficiais do governo brasileiro em todos os encontros de cúpula do G20 e BRICS e integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

De volta à iniciativa privada desde 2015, Traumann montou sua consultoria especializada em análise de risco político. Entre seus clientes estão corporações dos setores financeiros, varejo, mineração, fármacos, construção e telecomunicações. A consultoria não faz lobby, não tem contratos com governos e partidos políticos e não atua em campanhas eleitorais.

Close
Close